Midia WEB Litoral...

13 dezembro 2021

Mexilhões é na Cocanha...

Amapec Associação de Pescadores - José Luiz Alves, presidente da associação dos pescadores e maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, AMAPEC, conta que a Fazenda de produção de criação de mexilhões começou em 1989 e na época era na prainha do Centro. “Como as condições do mar de lá eram piores, acabamos nos mudando para a praia da Cocanha, em 1990. Os pescadores viram como uma alternativa para aumentar a renda. Em 2000 criamos a associação, que hoje conta com 20 pescadores e 17 maricultores.
Com a oficialização do Turismo de Base Comunitária, a comunidade teve outra opção de renda, além da venda dos produtos. A criação de mexilhões vem se fortalecendo e hoje, além de ser uma referência, faz parte da tradição e cultura local. É considerada a maior do Estado e sua produção acontece em uma área de 36 mil metros quadrados, podendo chegar a 160 toneladas/ano.

“As pessoas podem visitar a nossa Fazenda, conhecer toda a nossa estrutura, entender as etapas, até o produto ao consumidor final. A visita de barco tem duração de até uma hora. Basta entrar em contato por e-mail mapec_caragua@hotmail.com. Ao final tem uma degustação de mexilhões e custa R$ 50 por pessoa”, afirma José.
Avenida João Gonçalves Santana, 500 - Massaguaçu - Praia da Cocanha - Caraguatatuba/SP
A AMAPEC faz parte da Rota Gastronômica da Baixada Santista & Litoral Norte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário