O XV de Caraguá, o "Leão do Litoral", já deu muitas alegrias aos caiçaras nas décadas de 80 e 90 com seu time profissional. E agora, 11 anos após a paralisação total das atividades, o clube retorna com suas categorias de base, disputando o Campeonato Paulista em quatro categorias, e almeja retomar o futebol profissional.
Fundado em 18 de fevereiro de 1934, o XV teve seus tempos de glória nos anos de 1980 e 1990, quando o time profissional levava uma multidão ao estádio localizado na Avenida Frei Pacífico Wagner, a chamada "Toca do Leão". A região se mobilizava para apoiar os jogadores do clube nas divisões de acesso do paulista.
Até 1992 disputou as divisões de acesso, mesmo abalado pela crise financeira, que paralisou os trabalhos por dois anos. Em 94 retomou a atividade na série B-2 do Campeonato Paulista, conquistando o acesso para a B1 numa vitória histórica por 4 a 0 sobre o Igarapava.
Já no ano seguite, novo acesso para a B1-A. Em 1997, o XV de Caraguá subiu de novo, desta vez, a vaga inédita para a série A3, contudo, a dificuldade financeira impediu a ampliação do estádio - exigência da Federação Paulista para a disputa da nova série.
Assim, o XV de Caraguá se viu novamente nas divisões inferiores, amargando dívidas, até encerrar o time profissional em 2006. Mas, em 2016, com nova diretoria e muito amor pelo clube, um trabalho com divisões de base foi iniciado. O objetivo é retomar o profissional, possivelmente, a partir de 2018.
O clube é presidido por Pedro Norberto dos Santos, tendo como diretor de futebol Alexandre Navarro e diretor de marketing Kahuê Marchetti Cardoso. O XV de Caraguá tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, e da iniciativa privada: Venturaço Ferro e Aço, Imaruí, Restaurante Mais Um, Paula Modas, Litoral Madeiras, Levy Games, Monster Fighter, Setor Corretora de Seguros e Lava Rápido Caraguá.